Imagem retirada de https://academiadoimportador.com.br/blog/importacao-de-medicamentos/
Imagem retirada de https://academiadoimportador.com.br/blog/importacao-de-medicamentos/

O ano de 2019 era muito esperado por diversos setores que acreditavam em uma melhora no cenário econômico. Apesar dos resultados terem ficado abaixo do que se esperava, o último ano foi extremamente positivo para o setor farmacêutico, já que 2019 obteve um dos melhores resultados dos últimos cinco anos.

De acordo com o Estudo de Mercado Institucional da IQVIA, o mercado farmacêutico brasileiro somou R$ 215,6 bilhões em vendas. O estudo mostrou crescimento do varejo abaixo dos canais institucionais, porém ainda acima da inflação.

Uma das tendências para 2020 é o crescimento das farmácias como um local agregado de conveniência. Segundo pesquisas, os MIPs representam cerca de 30% das unidades vendidas do total de medicamentos no Brasil, e uma pequena parcela do receituário médico abrange produtos dessa categoria. Os médicos conhecem, exatamente, a utilidade terapêutica que os MIPs possuem, por isso são comumente prescritos.

Também de acordo com a IQVIA, o mercado farmacêutico global irá ultrapassar US$ 1,5 trilhão até 2023, crescendo a uma taxa de anual de 3% a 6% nos próximos cinco anos, segundo dados do "The Global Use of Medicine in 2019 and Outlook to 2023″. O relatório traz os principais impulsionadores de crescimento, que continuarão sendo os Estados Unidos e os mercados farmacêuticos emergentes, com 4% a 7%; e 5% a 8% de crescimento anual composto, respectivamente.

Neste ano acontece a FCE Pharma que vai contribuir para o giro da economia setorial. O evento internacional de tecnologia para o setor farmacêutico, irá completar 25 anos, apresentando uma plataforma de negócios totalmente completa, com ações inéditas que visam fortalecer as marcas expositoras.

A FCE Pharma acontece entre os dias 2 e 4 de junho na São Paulo Expo.

Fonte: Pfarma